sexta-feira, 26 de março de 2010

Novas tecnologias para tratamento ortodôntico

A ortodontia é a ciência que estuda a etiologia, desenvolvimento e tratamento das más oclusões e trabalha com a movimentação dos dentes em direção a posicionamentos considerados mais estéticos, funcionais e estáveis.
Os aparelhos ortodônticos são as ferramentas com as quais o ortodontista põe em prática o plano de tratamento elaborado especificamente para cada paciente. É muito importante lembrar que os aparelhos ortodônticos não trabalham sozinhos. A maior parcela do sucesso do tratamento ortodôntico depende de um diagnóstico bem feito, de um plano de tratamento adequado, da formação do especialista e de sua experiência clínica, além da colaboração do paciente.
Existem várias técnicas dentro da Ortodontia. O especialista, de acordo com sua formação e experiência, escolhe a de sua preferência. Normalmente cada técnica apresenta variações próprias da aparelhagem ortodôntica. Você não imagina a quantidade de informações que uma simples “pecinha metálica” (bráquete) pode apresentar!


BRÁQUETES AUTO-LIGÁVEIS
São aparelhos ortodônticos cujo bráquetes são os mais modernos e com maior tecnologia existente atualmente. Este sistema dispensa o uso de borrachinhas ou metais para prender o arco no braquete, pois apresenta um encaixe próprio que fixa o arco. A grande vantagem deste sistema é a diminuição do atrito entre o fio ortodôntico e o braquete, tornado possível a utilização de forças mais leves, porém constantes nos dentes realizando dessa forma o movimento dentário mais rapidamente. Assim, é possível diminuir o tempo total do tratamento, alem do fato de não precisar ir todo mês ao ortodontista.
O Sistema de braquetes auto-ligável é mais do que um novo produto – é um conceito completamente novo que proporciona um posicionamento dentário ideal e uma melhoria na simetria da face, diminuindo às vezes necessidade de extrações dentárias, expansão palatina e reduzindo o número de cirurgias dos maxilares.
Amplamente fundamentada em dados científicos com comprovado sucesso no tratamento corretivo de casos complexos, também permite melhores condições de planejamento e execução dos tratamentos ortodônticos.
Resultados fantásticos são alcançados com redução significativa do tempo de tratamento e do número de consultas, desta forma, o paciente tem maior conforto do que no sistema ortodôntico convencional.
O novo tratamento assenta em 3 pilares fundamentais:
· Brackets Auto-ligados passivos ou ativos que oferece baixa fricção, maior conforto e melhor higiene.
· Nova tecnologia em arcos que usam força mais leve e necessita de menos ajustes
· Menor necessidade de mecânicas invasivas como extrações de dentes, expansão palatina rápida e eliminação do arco extra-oral.
Pretende-se criar lindos sorrisos e harmonia facial com protocolos de tratamento simples, mas não simplório como faz a ortodontia convencional.
As maiorias dos casos com extração são feitos para criar espaço de modo a eliminar o apinhamento. Mas como fica a face, as raízes dos dentes e os tecidos moles?
Com a filosofia Bio-adaptativa (auto ligavel) usam-se forças leves para converter o apinhamento em desenvolvimento lateral posterior dos maxilares, permitindo um posicionamento ideal dos dentes e uma melhor estética facial.
Também existe a evidência científica que este tipo de abordagem resulta numa menor reabsorção radicular e melhor resposta dos tecidos moles e da face.
Visite seu cirurgião-dentista regularmente e saiba mais sobre essa novidade na odontologia estética.

Nenhum comentário: