quinta-feira, 11 de junho de 2009

Planta da Amazônia pode servir como antiinflamatório em Odontologia

MANAUS – Pesquisas realizadas na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) comprovaram que a caapeba possui propriedades antiinflamatórias em tratamentos de canal dentário. De acordo com o pesquisador da UEA, André Franco Marques, a planta denominada cientificamente como Pothomoprhe Umbellata, é encontrada na biodiversidade da Amazônia.

- A importância de descobrir um novo remédio que pode ser usado nos casos onde os medicamentos atualmente utilizados não exercem ação é extremamente importante, ainda mais quando o remédio é encontrado em nossa região, argumenta o pesquisador.

A partir de agora, o objetivo é realizar mais pesquisas para viabilizar o emprego da planta na Odontologia. Estudos relacionados às propriedades físicas, químicas e citotoxicidade (toxicidade celular), tempo de validade, formulação, para que futuramente possa ser patenteada e comercializada.

Medicina

A caapeba é usada na medicina popular e tradicional de diferentes regiões do Brasil. Especialmente no Norte caracteriza-se como uma potencial fonte de ativos de interesse para a indústria de fármacos e cosméticos. Foi utilizada, também, pelos jesuítas como xarope, para diversos fins, dentre eles: antimalárico, diurético, antiinflamatório, analgésico.
Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário: